Unidade de urgência, HGE tem 90% de leitos exclusivos para Covid ocupados

Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com     30/06/2020 16h05

Boletim dessa segunda-feira (29) confirma que o estado tem, oficialmente, mais de 35 mil casos confirmados de Covid

Hospital Geral recebe pacientes com Covid

FOTO: ASSESSORIA

No boletim informativo sobre leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus, emitido na manhã desta terça-feira (30), o Hospital Geral do Estado (HGE), que é referência em casos de urgência e emergência, aparece, oficialmente, na relação de unidades que devem prestar atendimento a casos de Covid.

Segundo o boletim, o Hospital Geral conta com vinte leitos na unidade intermediária e, desse total, dezoito estão ocupados. Um percentual de 90%. O HGE começou a aparecer no relatório oficial sobre ocupação da rede hospitalar desde o último fim de semana, mas já registrava desde o início da pandemia internações desses pacientes.

O HGE acabou por receber casos suspeitos e confirmados de Covid-19 numa estrutura que abriga pessoas que sofreram infarto, AVC e acidentes de trânsito, por exemplo. O risco de contaminação chegou a ser denunciado pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL).

A entidade chegou a denunciar que uma ala no HGE, na enfermaria, teria se transformado em 'covidário' (local de tratamento exclusivo da doença), fora os pacientes que estão nas áreas azul e vermelha. A unidade deveria ser destinada a atender outros casos e acabou por virar também referência de Covid. 

O Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira (29) confirma que o estado tem, oficialmente, mais de 35 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, mais de 25 mil recuperados da doença e mais de 1 mil óbitos por Covid.