Seminário discute integração entre órgãos de Segurança Pública em Alagoas

Por Maurício Manoel e Hebert Borges     08/11/2018 18h14 - Atualizada às 09/11/2018 09h23

Órgãos de segurança do Estado deverão atuar efetivamente de maneira integrada com o auxílio do Susp

Autoridades da Segurança Pública de Alagoas estiveram presentes no primeiro dia do evento

FOTO: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Segue até esta sexta-feira (9), no auditório do Detran-AL, o Seminário "Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas". O objetivo do evento, que reúne dezenas de autoridades, é debater entre forças de segurança, autoridades civis, militares e sociedade, a utilização do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em Junho deste ano pelo Governo Federal. 

A idealização do evento foi encabeçada pelo Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg-AL) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-AL). Os órgãos de Segurança Pública do Estado devem atuar de maneira integrada e cooperativa.

Oficiais de diversas áreas da segurança pública alagoana estiveram presentes no evento

FOTO: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
A programação desta quinta contou, entre outras atividades, com a palestra "O crime organizado e seus reflexos na corrupção", com o delegado da Polícia Federal, Leandro Daiello. No discurso, o ex-diretor da PF atentou dizer que "a corrupção inflaciona a nossa vida". Daiello foi o responsável por encabeçar a prisão do ex-presidente Lula, em Curitiba.

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, também palestrou com o tema "A experiência das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas". Na oportunidade, Alfredo pontuou que a ideia da 17° Vara deve ser espalhada pelo país. Gaspar ainda enfatizou a importância de dialogar, acreditar e trabalhar com a ajuda de quem está na base da segurança e que também muito entende dela. "Nenhum sistema de segurança dará certo se a base não for valorizada. A base são os agentes da segurança, são quem mais entendem de segurança", pontuou.

A abertura do evento contou com a presença do presidente nacional da Adesg, Gen. Umberto Ramos; do presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda; do Controlador Geral da União (CGU), Moacir Rodrigues; do presidente do Detran/AL, Antonio Carlos Gouveia, e do secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Ivon Berto. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, era esperado mas não compareceu ao evento.